Utilizar Recursos Online para Pesquisa

Saber utilizar recursos “online” para fazer pesquisa de mercado, ou qualquer outro tipo de pesquisa de informação “online”, é muito mais do que simplesmente utilizar o Google. Eis algumas dicas nesse sentido:

Conheça os motores de pesquisa, diretórios, enciclopédias e outros

Talvez tenha utilizado o Google para chegar até este artigo, mas ele é apenas um entre os várioimg-seos motores de pesquisa à disposição. O Bing e o Yahoo têm uma quota de mercado inexpressiva em Portugal, mas são mais utilizados no resto do mundo. Sirva-se dos motores de busca para encontrar “sites” ou portais com informação relevante para o seu tema. Pode ser o Academic Info para informação académica, a Pordata para informação estatística sobre Portugal, ou até o Stats F1 para estatísticas detalhadas sobre Fórmula 1. Não se esqueça da Wikipédia.

Filtre a informação

A Wikipédia é uma ferramenta fantástica para conseguir aceder a informação básica sobre qualquer assunto. Contudo, apesar do seu sistema de revisões, está sempre sujeita a apresentar dados incompletos ou um pouco subjetivos, consoante o tema em questão. É importante procurar confirmar a informação da Wikipédia, cruzando-a com outras fontes, e se necessário através de meios “offline”, isto é, livros e revistas. O mesmo acontece com os artigos que encontrar em “websites” e com os próprios “websites”; confirme se o autor está identificado, valide a sua credibilidade e verifique se o “site” em causa é frequentemente atualizado.

Guarde registos de tudo o que pesquisa

Na “internet”, a dificuldade passa também pela quantidade da informação disponível. Crie um registo dos “sites” que visita e, se necessário, das páginas interiores ou dos menus desses “sites”. Deste modo, ser-lhe-á mais fácil aceder a essa informação mais tarde ou evitar “sites” de fraca qualidade ou desinteressantes. Não assuma que a sua memória dará conta, sem ajuda, de todos os “sites” e portais que visitar. Não registe só o domínio do “site”, mas sim o seu URL, isto é, o “link” completo de uma página que visitou, que lhe permitirá voltar diretamente à mesma informação, sem perder tempo a chegar à “homepage”, tentando depois navegar dentro do “site”.