A pesquisa é uma ferramenta fundamental para a vida e o desenvolvimento de qualquer pessoa, em qualquer lugar. Adquirir conhecimento resulta de um processo de rastreio de informação, que por sua vez advém da pesquisa e da investigação, através das quais acedemos a um aglomerado de informação que reflete a acumulação de dados que pretendem clarificar um qualquer fenómeno.

De seguida, será necessário filtrar e aprofundar a pesquisa para que, de facto, se possa separar o relevante do não relevante. Dessa filtragem resulta um produto que será alvo de integração num corpo de conhecimento já const110634_ZR_070_Robots2ruído e cimentado. Neste processo, uma das ferramentas mais essenciais é a possibilidade de realizar a pesquisa que gera informação e que contribui para a enculturação do leitor.

Pesquisar é uma arma anti-ignorância
e, nos dias que correm, a informação é o novo “petróleo”, pelo que dispor das ferramentas e do conhecimento para lhe aceder é fundamental. Podemos mesmo dizer que a pesquisa é considerada uma das mais importantes formas de adquirir informação e de aceder a fontes que, de outro modo, não estariam a um alcance imediato. A pesquisa liga o curioso ao objeto da sua curiosidade; a curiosidade é geradora de conhecimento, sendo este resultado da evolução e produto da constante superação da inteligência humana.

Pesquisar envolve diversas ações e comportamentos que podem capacitar o pesquisador, que, através da pesquisa “online”, tem ao dispor todo um conjunto de vantagens, relacionadas com o acesso a recursos que ultrapassam as fronteiras da sua localização. A pesquisa moderna traduz-se numa busca ativa sem limites, sem fronteiras, sem nacionalidades, sem entraves, sem necessidades físicas acrescidas. É imaterial, rápida, eficiente, globalizada e democrática.

Uma pesquisa com estas qualidades só é possível com os meios que existem nos dias que correm, em que as novas tecnologias da informação e da comunicação tomam a dianteira na viabilização massiva e rápida da informação. Ao mesmo tempo, só a possibilidade de uma pesquisa assim poderia servir os interesses e as necessidades da atual geração humana.