Melhores Ferramentas de SEO

O desenvolvimento tecnológico não para. E, cada vez mais, pequenas e grandes empresas têm de utilizar as novas ferramentas digitais para não perderem o comboio deste novo mundo.
Palavras como “keywords” e “SEO” passaram a fazer parte do dia a dia das equipas de “marketing” de todo o mundo. Se pretende conquistar um lugar no mundo “web”, terá de utilizar SEO no “site” da sua empresa. A otimização para motores de busca (SEO) é a forma de melhorar a sua prestação nos motores de buscar e, para o ajudar nesta tarefa, reunimos as melhores ferramentas de SEO disponíveis no mercado.

Ferramentas de SEO para pesquisa de palavras-chave (“keywords”)

A utilização de palavras-chave é o primeiro passo no caminho da otimização do seu “site”. Para saber quais as melhores palavras a utilizar:

Adwords da Google* Adwords da Google: Esta ferramenta é grátis e de fácil utilização. Ao pesquisar uma palavra-chave, consegue ver o volume de pesquisas e recebe ainda sugestões de novas palavras.
* Ubersuggest: Aqui, insere uma palavra-chave, e a aplicação sugere-lhe as interações possíveis. É grátis e ótima para encontrar novas palavras.

Ferramentas de SEO de análise “on-page”

Estas ferramentas servem para verificar se os seus esforços estão a ser bem aplicados. As melhores são:

* Screamfrog: É uma ferramenta bastante completa, mas terá de pagar, se desejar utilizar todas as suas funcionalidades. Ela ajuda-o a: otimizar imagens, analisar “links” internos e externos, ver velocidades de carregamento e muito mais.
* Google Search Console: Esta deve ser a primeira aplicação a utilizar na otimização SEO do seu “site”. É grátis e funciona bem em conjunto com o Google Analytics.

Ferramentas de SEO de análise “off-page”

É uma forma de medir a “autoridade” do seu “site”. Está ligada ao “link building”. A melhor ferramenta para utilizar é:
* Magestic SEO: Aqui, basta colocar o URL e terá acesso aos “backlinks” do “site” e “keywords”.

Tudo em um

Se prefere uma ferramenta que lhe apresente um relatório completo das “keywords”, “link builds” e otimização, tudo num só, deve utilizar:
* SEMrush
* SearchMetrics.