Fazer Pesquisa Online da Maneira Certa

Pesquisar na “internet” é fácil, alcançando-se rapidamente “sites”, blogues e portais atra
vés dos motores de busca; já filtrar a informação que se obtém em função da sua qualidade e da relevshutterstock_176722052-2ância para o nosso propósito implica a utilização de algumas técnicas, além de treino e experiência. A “internet” é fértil em conteúdos desatualizados, opiniões parciais, teorias da conspiração e até mesmo textos humorísticos que são confundidos e tomados como reais por utilizadores incapazes de avaliar as suas fontes. Vejamos algumas técnicas que ajudam a orientar as nossas pesquisas “online”:

Credibilidade do Autor

  • Quem é o autor do artigo (trata-se de um autor fictício ou anónimo)?
  • Quais as suas qualificações? Existe alguma informação sobre o seu percurso ou currículo, que o qualifique para escrever sobre o assunto?
  • Confirme se é possível entrar em contacto com ele.

Afiliação

Neste contexto, “afiliação” significa que, quando um assunto é polémico e implica mais do que uma perspetiva, é importante aferir a imparcialidade do autor, para se poder distinguir a informação factual daquela que é mais parcial ou emocional.

  • Que tipo de “site” se trata? É um “site” especializado no assunto sobre o qual fala o artigo?
  • Consulte, de forma breve, os títulos de outros artigos publicados no “site” ou outras páginas e menus, de forma a ter uma ideia sobre a sua orientação acerca de um determinado tema.
  • Saiba quem são os patrocinadores ou financiadores do “website”, se existirem.

Atualização

  • O próprio “website” é atual ou antigo? Qual a data de publicação dos artigos?
  • Verifique se os “links” estão atualizados, isto é, se ao clicar nas ligações que o texto cria para outros “sites” na “internet”, estes estão igualmente a funcionar. Se os “links” direcionarem para “sites” extintos ou suspensos, é um sinal de que, pelo menos o “site” que está a ver não é convenientemente atualizado.

Conteúdo

  • Distinga informação factual de mera opinião.
  • A linguagem utilizada é factual e imparcial, ou emocional e tendenciosa?
  • Verifique a quantidade de erros ortográficos e o aspeto geral da apresentação.