Dicas de Pesquisa Online Simples e Eficazes

A pesquisa online é muito mais do que digitar palavras-chave e esperar que os resultados apareçam. Para que a sua pesquisa seja mais rápida e eficiente, veja algumas dicas para pesquisar na internet:

  • A Wikipédia é uma referência incontornável da internet atual. Utilize-a para começar qualquer investigação num tema geral ou particular e saber por onde poderá continuar. Contudo, resista à tentação de basear a sua pesquisa online apenas na Wikipédia.
  • Dedique algum tempo a estudar o modo avançado do motor de pesquisa que está a utilizar. Não demorará tanto tempo como julga Wikipedia_mini_globe_handhelde, após algumas horas de prática, sentir
    á que o usa desde sempre. Será um pequeno investimento para todo o tempo que poupará, ao encontrar resultados mais específicos e direcionados ao que procura.
  • Aprenda algumas técnicas simples para fazer pesquisas detalhadas sem perder muito tempo. Por exemplo, se quiser encontrar um determinado conteúdo mas apenas em sites de Portugal, digite ‘palavra-chave site:.pt’. Se quiser encontrar algo que esteja apenas dentro de um determinado portal, a fórmula é semelhante: ‘palavra-chave site:nomedosite.pt’.
  • Use vários motores de pesquisa e não se esqueça dos diretórios. Além do Google, veja o que lhe dizem o Yahoo, o Bing, o Sapo (um histórico da pesquisa online portuguesa) ou o alternativo DuckDuckGo. Se a sua pesquisa incide sobre cinema, não esqueça o Internet Movie Database: um diretório antigo mas com muita informação cuja qualidade tem vindo a ser comprovada com o tempo.
  • Aprenda a utilizar atalhos do teclado. Pressionar Ctrl+F (ou Ctrl+L, se o browser ou a aplicação estiver em português) permite encontrar uma determinada palavra ou frase num texto. A combinação Alt+TAB permite alternar entre dois browsers, ou entre um browser e um software ou aplicação com que esteja a trabalhar.
  • Filtre a informação. Confirme a credibilidade do autor dos artigos, veja se o site ou blog em questão é atualizado com frequência e saiba se o domínio do site é considerado seguro.