Como Utilizar os Questionários Online para Fazer Pesquisa de Mercado

O mercado “online” é um dos mais fortes neste momento. Muito se deve ao facto de o consumidor poder fazer as suas compras a qualquer hora e em qualquer lugar. A possibilidade de não sair de casa e, mesmo assim, ter acesso às melhores marcas tem sido um fator diferenciador para este comércio.
Assim, se a sua ideia é começar uma empresa ou lançar um novo produto “online”, deve antes de mais fazer uma pesquisa de mercado. Conhecer a opinião e os gostos do seu público-alvo é extremamente importante, e a forma mais simples de ter acesso a esses dados é através de um questionário “online”. Esta ferramenta permite-lhe que faça uma segmentação de mercado, o que será de extrema importância para que o seu produto chegue ao público que lhe interessa.

Para criar o seu questionário “online”, deve seguir os seguintes passos:

Criar o questionário

quizAntes de mais, deve escolher que tipo de questionário pretende criar:
* um questionário sobre um serviço prestado
* um questionário sobre a avaliação de um produto
* um questionário sobre o conhecimento da marca

Estes são alguns exemplos, mas existem muitos mais. A elaboração do questionário é um dos passos mais importantes para obter sucesso na sua pesquisa de mercado.

Fazer a pesquisa

Depois de ter o questionário pronto, chega a parte da divulgação:
* Para quem deve enviar o questionário?
* Como fará a sua divulgação?
* Para que dispositivos estará disponível?

Deve escolher muito bem os meios de divulgação da sua ferramenta, para que consiga chegar diretamente ao seu público-alvo.

Analisar os resultados

Após obter as respostas ao questionário, terá a árdua tarefa de analisar os resultados. Muitas vezes, precisará da ajuda de programas como o Excel ou o SPSS para fazer o tratamento e a análise dos dados obtidos.

Para lhe facilitar a vida, já existem empresas e “softwares” que prestam este tipo de serviço. Podem ser grátis ou pagos, dependendo do nível de complexidade do questionário em si. Mas vale a pena utilizar esta ferramenta para melhorar os seus lucros “online”.