Como o SEO Pode Ajudar a Pesquisa Online

SEO é a sigla para “search engine optimization” ou “otimização para motores de pesquisa” ou “de busca”. Trata-se de um esforço de otimizar um website de moddownloado a que possa surgir nos primeiros lugares dos resultados de pesquisa de um motor de pesquisa, quando os utilizadores dessa ferramenta procuram por “keywords” ou palavras-chave relacionadas com o website. O termo é habitualmente utilizado tendo em conta a utilização e a otimização para o Google. O motor de pesquisa criado por Larry Page e Sergey Brin tem cerca de 63% de quota de mercado a nível mundial, mas em Portugal estima-se que seja utilizado por mais de 95% dos internautas, sendo claramente a grande plataforma a atingir por todos que trabalham com o mercado online português.

SEO e a pesquisa online

Algumas opiniões levam a pensar que o SEO e a otimização têm a ver, de certa forma, com “enganar” os visitantes da página web. A disseminação de técnicas de “black hat”, isto é, de alterações à estrutura dos websites com o objectivo de enganar os motores de pesquisa relativamente ao seu conteúdo e trazer mais visitas, criou esta imagem no utilizador comum, principalmente na década passada. Contudo, sucessivas atualizações (“updates”) do Google, nomeadamente os chamados Panda, Penguin e Hummingbird, vieram dificultar a vida aos “batoteiros” e fazer de técnicas como a criação de páginas escondidas para serem lidas só pelos “Googlebots” uma coisa do passado.

Na verdade, a verdadeira otimização trata de esclarecer, o mais possível, os assuntos abordados num website – quer para os algoritmos do motor de busca, quer para os utilizadores que vão utilizar o motor de busca para alcançar o site.

Desta forma, a utilização generalizada de SEO ajuda a construir uma internet mais transparente e fácil de navegar/utilizar. Isto é válido, quer para os utilizadores comuns em busca de uma informação, quer para os profissionais ou semi-profissionais, fazendo pesquisa de mercado e outra pesquisa online, que conseguem resultados mais claros e rigorosos.