Para realizar pesquisa de compras em Portugal há que saber utilizar os diferentes motores de busca, em função dos produtos qulearning-onlinee se procura. Uma das formas de iniciar a pesquisa, quando não se sabe exactamente onde procurar, é começar por recorrer a palavras-chave que indiquem de forma simplificada e direta o objeto de pesquisa pretendido. Esta pretende gerar um resultado genérico que aproxime o resultado pretendido à oferta que pode suprir a necessidade.

Após este inicial refinamento, há que associar resultados primeiramente obtidos com outros elementos de detalhe que possam ajudar a filtrar o que se pretende e a apurar a pesquisa inicial.

No exemplo da compra “online” de artigos de vestuário, usualmente pode ser útil iniciar a pesquisa com uma palavra identificativa e explícita, como “vestidos”, “tops” ou “saias”. Se nada de apurado resultar daí, continue a refinar a pesquisa indicando “vestidos online”, “compra de vestidos online”, “sites de compra online de vestidos portugal”, e assim por diante. O objetivo é afunilar a pesquisa, assim como a probabilidade de obter resultados que correspondam ao que se procura.

Geralmente, o motor de busca tende a identificar “sites” ou domínios que o computador assinala como estando perto da localização do dispositivo. Porém, no que respeita ao mercado das compras “online”, há que lembrar que nos dias de hoje a proximidade não é obrigatória no que diz respeito a encontrar e adquirir os produtos pretendidos. Por exemplo, pesquisar noutra língua, nomeadamente recorrendo ao predominante inglês, ajuda a obter resultados de pesquisa mais satisfatórios. Tal resulta da atual situação de globalização e, no caso de Portugal, do facto de estar integrado no espaço da União Europeia, que permite uma transação livre de bens e de serviços. Deste modo, sítios da “internet” que têm um domínio e/ou funcionam primordialmente, por exemplo, no Reino Unido, podem ter os seus produtos adquiridos tanto por clientes situados em Lisboa como noutra localização de Portugal, devido à facilidade de compra através do “interface” virtual e da subsequente expedição do produto.