Como executar uma Pesquisa de Mercado

A pesquisa de mercado é uma ferramenta, ou um conjunto de ferramentas, que permitem aos marketeers e gestores apoiar as suas decisões de gestão em imagens nítidas do mercado, suportadas com dados em quantidade e qualidade. Trata-se de uma componente demasiado importante da estratégia de uma empresa para ser tratada de forma amadora. Vejamos agora a maneira certa de conduzir uma pesquisa de mercado.

Planeie a sua pesquisa de mercado

Encare esta tarefa com profissionalismo, estabelecendo objetivos e um plano completo de forma a que seja possível, posteriormente, avaliar as performances:download (19)

  • Estabeleça objetivos mensuráveis, quantificáveis em números e não meras declarações de intenção.
  • Até que ponto será possív
    el obter a informação que necessita, de forma rigorosa, ou quais os custos envolvidos?
  • Esteja pronto para alterar as suas convicções em função dos resultados.

Obtenha dados confiáveis e úteis

É possível encontrar um cliente num café e mudar a sua perspectiva em função do que ele lhe disser mas a amostra de dados não é significativa. Além disso, tenha cautela com o trabalho de empresas especializadas em pesquisa de mercado; certifique-se se não poderá (sozinho ou com a sua equipa) encontrar os mesmos dados de forma mais económica. Tenha em atenção alguma fontes de dados comuns:

  • Instituto Nacional de Estatística (e outras fontes do Governo);
  • Associações comerciais;
  • Universidades e instituições de investigação.

Faça a sua própria pesquisa

Os dados do INE dão uma ideia geral e complementam a sua própria investigação junto do seu público-alvo, mas não a substituem. Utilize as ferramentas habituais:

  • Questionários;
  • Entrevistas diretas ;
  • Testes de produtos e serviços com grupos de potenciais clientes.

Analise os resultados

A clássica análise SWOT pode não ser a última inovação em termos de gestão e marketing, mas mantém a sua eficácia.

  • Tenha em mente a resposta à questão original que levou à sua pesquisa.
  • Encontre novos mercados e públicos-alvo.
  • Identifique novas perguntas e temas para novas pesquisas. Não se esqueça que é necessário dialogar continuamente com o mercado.