Como a Pesquisa de Palavras-chave Ajuda os Negócios Online

A pesquisa de palavras-chave, também chamada “pesquisa de keywords” pela habitual utilização da expressão em inglês, consiste na pesquisa dos termos mais procurados pelos utilizadores dos motores de busca, relativamente a uma área de conhecimento, um interesse, serviço ou tema. Trata-se de uma ferramenta essencial para qualquer atividade ou negócio “online”, que faça da download (20)“internet” uma ponte para se dar a conhecer aos clientes e concretizar vendas.

A grande vantagem é po
der saber o que as pessoas pensam, e o objetivo é adaptar o “site”, de modo a atrair as pessoas “certas”, que poderão estar realmente interessadas nos seus produtos ou serviços. De nada vale trazer um grande número de visitantes ao “site”, se não estiverem interessados na sua oferta. Através da pesquisa de palavras-chave, é possível saber, com grande rigor, aquilo que as pessoas procuram sobre temas relacionados com o seu “website” ou a sua atividade.

De há longos anos a esta parte, a Google vem atualizando informação relativa aos acessos a “sites”, através dos seus resultados de pesquisa. De forma consistente, cerca de 90% das visitas relacionadas com uma determinada pesquisa incidem sobre “sítios” apresentados na primeira página dos resultados. Isto significa que o seu “site” deve surgir na página inicial, pois poucas pessoas se dão ao trabalho de abrir uma segunda. De preferência, na primeira entrada, em que se estima que cerca de 30% dos visitantes cliquem.

Como fazer pesquisa de palavras-chave

Não sendo possível explorar o processo com detalhe, existem 4 passos fundamentais:

  • Pergunte a si próprio que tipo de palavras-chave ou expressões poderão ajudar as pessoas a chegar ao seu “site”;
  • Faça uma pesquisa por essas mesmas palavras-chave (no Google ou em outros motores de busca), veja que tipo de resultados aparecem, quantos, se são orgânicos ou se se trata de anúncios patrocinados;
  • Compre uma campanha no Google AdWords ou no Bing AdCenter para uma ou mais palavras-chave e faça uma curta experiência;
  • Avalie os resultados.

Lembre-se de que, tal como qualquer esforço de “marketing”, a pesquisa de palavras-chave deve ser constante, pois o mercado está sempre a mudar, e os seus clientes também.